Vamos Brincar com a Poluição Luminosa?


Boa noite amigos,

Hoje recebemos mais uma colaboração enviada pela nossa amiga Robertha Nobre Thompson, que mora aqui em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, Zona Sul da capital.

 


"Quem ouve palavras como clara, brilhante, iluminada... a priori pensa que de um elogio se trata, afinal, são palavras positivas, comumente associadas à alegria e ao desenvolvimento. Mas quando o assunto em questão é a Astronomia estas mesmas palavras se transformam em algozes capazes de frustrar até mesmo o mais otimistas dos seres! 
São Paulo, cidade onde moro, é assim, esta dualidade... Ora útil e bela, em se tratando da necessidade de qualquer cidade de se iluminar, de se vender visualmente para o turista ou simplesmente de se enfeitar para entreter seus habitantes... Ora tolhedora de conhecimento, em se tratando da impossibilidade de se observar, nitidamente e em todos os seus aspectos, o gratuito, mas não menos interessante, céu noturno. 
Em pensar que algumas pessoas nunca tiveram a oportunidade de sair desta cidade e, consequentemente, de conhecer a magnífica visão da Via Láctea, a curiosa e viciante observação dos tantos astros que se encontram por sobre nossas cabeças... que acabam por não participar deste espetáculo democrático, ali, disponível, para quem quer que seja, mas que se encontra subtraído pela ditadura da luz."
Robertha Nobre Thompson.

































DADOS DA FOTOGRAFIA:
Tirada por: Robertha Nobre Thompson
Data: Segunda-feira - 10 de outubro de 2011
Horário: 21:00h
Direção: WNW (Oés-noroeste)
Cidade: São Paulo - SP - Brasil

O que vocês acharam das fotos enviadas pelo Robertha?
Não se esqueça, envie suas fotos para contato@enast2011.org e concorra a prêmios.

 



Escrito por Blog da PL - ENAST 2011 às 00h04
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Bom Dia amigos,

A participação de hoje, vem do litoral paulista, enviada pelo nosso amigo Marcus Vinícius, de Santos/SP. O Marcus foi muito feliz na composição de sua foto, que foi feita no alto de uma ilha da encosta santista chamada Ilha Porchat, divisa de Santos e São Vicente. A vista é realmente muito bonita, mostrando todo o entorno das avenidas beira Mar Presidente Wilson e Vicente de Carvalho, que além de bastante iluminadas, pioram ainda mais a Poluição Luminosa na região, pois o mar acaba refletindo boa parte desta iluminação pública mal projetada, que acaba por iluminar o mar e não gera benefício algum com este desperdício de energia elértica, já que quem paga a conta deste equipamento público, é a população.

 Das praias todos nós gostamos, mas e vocês? Gostaram da Poluição Luminosa no litoral paulista?

Nã se esqueça, envie suas fotos para contato@enast2011.org e concorra a prêmios.



Escrito por Blog da PL - ENAST 2011 às 19h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Bom dia,

A nossa semana começa com uma colaboração da capital paulista, enviada pelo nosso leitor Wagner Trindade, que mora no Cambuci. O Wagner comenta que a qualidade do céu na sua região é muito ruim, dá vontade de desistir das observações, o céu chega ser alaranjado devido à má e ineficiente iluminação pública. Mas ele não desiste. Ele incentiva cada vez mais sua filha nas observações, como a constelação de Leão, registrada nesta imagem que foi feita no mês de Abril deste ano.

Parabéns e obrigado por sua colaboração Wagner!  E você? O que achou sobre o céu do bairro do Cambuci, em São Paulo?

Mande suas colaborações para contato@enast2011.org, esperamos seus comentários!

 



Escrito por Blog da PL - ENAST 2011 às 12h53
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Oi Pessoal, tudo bem?

A colaboração de hoje vem do nosso leitor Fabiano Diniz, de Cutitiba/PR.  O Fabiano mora no bairro Batel, região bastante iluminada da região central de Curitiba. Ele comenta que devido ao tempo instável da capital curitibana, a visualização da Via Láctea é praticamente impossível em sua região e devido esta instabilidade, no decorrer do ano ele se muito tem uns 30 dias de céu aproveitável para observações astronômicas.

Ele aproveitou da ação de conscientização do nosso blog e nos mandou duas imagens de sua casa. A primeira delas, é a vista geral do céu no bairro Batel, que realmente, fica bastante brilhante devido a iluminação pública local:

 

A outra foto foi uma inovação: ele mandou uma imagem de céu profundo (deep Sky), da Nebulosa de Orion, na constelação de mesmo nome. Percebam que devido a Poluição Luminosa, o céu é todo "leitoso", efeito direto da interferência e excesso de luz na região.

O que vocês acharam das fotos enviadas pelo Fabiano? 

 Aproveite e comente você também o que achou sobre o céu de Curitiba. 

Você pode mandar suas fotos para contato@enast2011.org e concorrer aos DVD´s do Hubble



Escrito por Blog da PL - ENAST 2011 às 21h19
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem
Histórico
Votação
  Dê uma nota para meu blog